Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente." [1]
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter, tymr), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Fonte: Wikipedia
As redes sociais foram desenhadas de forma que um usuário possa se conectar com seus amigos estando em qualquer parte do Brasil e do Mundo. Mais com o grande crescimento da usabilidade dessas formas de contato, as Redes sociais acabaram se tornando um verdadeiro negocio, muito lucrativo, e acabaram ajundado a criar grandes conglomerados com um retorno financeiro estrondoso. Um exemplo disso é o Facebook, que é na atualidade a rede social mais usada no mundo. Criado por um jovem analista de sistemas graduado em Harvard Mark Zuckerberg que consegui tranformar o Facebook em um lucrativo negocio juntando um total de 500 milhões de usuários em todo mundo e se tornou o bilionário mais jovem do mundo.
Com esse post sobre um assunto facinante que são as redes sociais a dica de hoje do bloginfosergio é um filme de grande sucesso que acaba de ganhar um Globo de Ouro.
Dica: A Rede Social