Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tecnologia 3G...

Uma opção crescente no mercado de Internet no Brasil é a tecnologia 3G. Nem tão nova assim, o termo já é familiar para os usuários brasileiros devido principalmente a maciça propaganda que é feita para divulgar o serviço.

O 3g na verdade é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel em substituição ao 2g anterior. Essa nova geração permite uma enorme quantidade de serviços com uma capacidade muito maior de trafego de dados.

Além do mais, a portabilidade é o maior atrativo dessa tecnologia, permitindo ao usuário levar consigo o mini-modem e acessar a Internet de qualquer lugar, desde que haja sinal disponível. Todos os fatores que influenciam o sinal do celular também afetam a qualidade do serviço do 3g, fazendo com que a velocidade de acesso caia drasticamente dependendo das circunstâncias de acesso envolvidas.

Um detalhe importante a ressaltar, é que as operadoras de 3g brasileiras (entre elas Vivo, Tim, Claro e Oi) só garantem 10% da banda nominal contratada. Isso quer dizer que, se você contrata um link de 1mbit, a banda garantida pela operadora é de apenas 100kbps. Portanto, se você estiver precisando de um download importante e sua conexão estiver a 10% da capacidade, nem adianta reclamar, pois para eles estará tudo bem.

O que pode se dizer é que a viabilidade do serviço vai depender da necessidade do usuário. Em muitos bairros das capitais brasileiras ainda não chega a tecnologia ADSL, limitada pela própria precariedade da tecnologia. Sendo assim, para quem não tem a opção da banda larga por meio de ADSL, Cabo ou Rádio, o 3G seria uma ótima opção para ter acesso relativamente rápido a um custo relativamente baixo.

Talvez esse seja o ponto negativo que ainda paira sobre essa tecnologia. Tudo ainda é muito relativo e tanto a qualidade do serviço quanto o desempenho são muito duvidosos. Sem falar no call-center das empresas, que é tecnicamente muito mal preparado, o atendimento é demorado e muitas vezes indisponível.

Caso os fatores principais da sua necessidade sejam mobilidade e falta de opção, o 3g é a solução ideal para você. Mas caso a necessidade seja outra, pense duas vezes antes de adquiri

2 comentários:

  1. Sérgio parabéns pelo blog kra fico bacana d+ e a respeito dessa matéria eu uso o 3 g da claro e até hoje nao deu problema pra mim, mas a TIM É UMA MERDA!!! kkkkkk valeu aí parabens pra ti!

    ResponderExcluir
  2. vlw pelo reconhecimento cara, ae da mais vontade de melhorar cada dia
    obrigado

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Nós podemos melhorar!!!