Minimizando janelas abertas: Para minimizar de uma vez todas as janelas de programas abertos no PC, use a combinação de teclas Windows+M, ou Windows+D. A tecla Windows é aquela da janela, que fica entre as teclas Ctrl e Alt.
Idioma certo: Caso seu teclado venha configurado em outro idioma e a acentuação esteja maluca, pegue o caminho Iniciar/Painel de Controle/Opções Regionais e de Idioma e, em Idiomas/Detalhes/ Adicionar, informe que o teclado usado é o ABNT (ou ABNT2). O ABNT é o modelo default do XP brazuca.
Teclado virtual: Se você machucou as mãos e não pode digitar, ou se seu teclado quebrou, ainda dá para escrever no computador. Vá até Iniciar/Todos os programas/Acessórios/Acessibilidade/Teclado virtual. Aparecerá um teclado na tela, que pode ser usado para escrever com o mouse. É só clicar sobre a a janela do programa que receberá a digitação (um Word, digamos) e mandar brasa.
Imprimindo fotos: A maneira mais básica é clicar sobre a foto com o botão direito do mouse e escolher Imprimir imagem. Abre-se um assistente de impressão para fotos, que permite escolher o tamanho desejado de impressão, o tipo de papel e assim por diante.
Gravando sons que o PC reproduz: Programas como o Creative Recorder podem capturar sons e músicas reproduzidos no computador e na internet. Vale lembrar que a maioria dos sons que vêm da web são mono, com 8 ou 16 bits e 22kHz de freqüência. Por isso, vale ajustar o programa para trabalhar do mesmo modo; e teste os formatos de arquivo até encontrar o melhor resultado.
Testando o DirectX: Dica útil para games que precisam do recurso. O Windows XP SP2 vem com a versão 9.0c. Trilhe Iniciar/ Executar e digite DXDIAG para abrir a ferramenta de diagnóstico do DirectX. Na aba Exibir, pode-se ver os efeitos 2D do DirectDraw e os efeitos 3D do DirectX. O primeiro deve mostrar linhas e um quadrado se movendo na tela. O segundo, um cubo flutuando.
Desligando automaticamente o monitor: Vá até Iniciar/Painel de Controle/Opções de energia/Esquemas de energia. Aí é possível escolher após quanto tempo de inatividade o monitor será desligado. No mesmo lugar se configura após quanto tempo inativo o sistema entra em modo de espera.
Cancelando a execução automática de um CD ou DVD: Se você não quer que um disco que acabou de inserir no drive seja imediatamente executado pelo Windows, pressione a tecla Shift ao inseri-lo no computador. Isso cancelará a execução automática.
Aumentando a letra do PDF: Se a letra de um arquivo PDF aberto no Adobe Reader está pequena, pressione a tecla Ctrl e use a rodinha do mouse. O tamanho da letra pode ser controlado diretamente por essa combinação simples.
Mousepad errado: Se você tem um mouse óptico (com luz vermelha embaixo) e o ponteiro dele anda meio “preso” na tela, difícil de arrastar, veja se o seu mousepad não é de uma cor escura ou preto. Isso atrapalha o bom desempenho desse tipo de mouse. Também pode ser sujeira na parte inferior do mouse.
O ponteiro sumiu! Às vezes não achamos o ponteiro do mouse na tela do PC. Vá até Iniciar/Painel de Controle/Mouse e habilite a opção “Mostrar local do ponteiro quando Ctrl for acionada.” Assim, a tecla Ctrl, ao ser pressionada, mostrará com um círculo onde está o ponteiro do seu mouse.
Jogando fora os temporários: O navegador Internet Explorer costuma guardar arquivos de internet para facilitar o carregamento futuro de páginas. É uma boa medida, mas acaba acumulando coisas demais. No próprio browser, em Ferramentas/Opções da Internet/Avançadas, é possível marcar a opção “Esvaziar a pasta Temporary Internet Files quando o navegador for fechado”. Segundo Laércio, isso poupa espaço com arquivos antigos e é uma boa precaução contra xeretas no PC atrás de seu histórico de navegação na web.
Windows Explorer: A combinação tecla Windows+E abre direto o Windows Explorer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Nós podemos melhorar!!!