Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Android Ice Cream Sandwich: O que há de tão especial nesta nova versão?


Há muita expectativa em torno da nova versão do Android, apelidada de Ice Cream Sandwich. O sistema terá seu lançamento oficial ainda nesta terça-feira (18), e será revelado pela Samsung e pelo Google em um evento que, inclusive, será apresentado também o novoNexus Prime. Mas quais são as grandes expectativas em torno do novo sistema?

Sem dúvida é esperado grandes mudanças, levando-se em consideração o lançamento muito bem sucedido do principal concorrente, o iOS e o iPhone 4S. O que será que o robozinho do Google pode apresentar de novo que compense inovações como o Siri e tantos outros novos recursos e otimizações do iOS 5?
No pacote de expectativas e promessas estão a resolução de alguns velhos problemas, como integração entre tablets e smartphones, atualizações mais rápidas e efetivas para todos os fabricantes, e otimização de hardware. Saiba um pouco mais sobre tudo o que o Android Ice Cream Sandwich promete - ou o que nós esperamos dele.
Será essa a versão final do Android 4.0? (Foto: Reprodução)Será essa a versão final do Android 4.0, o Ice Cream
Sandwich? (Foto: Reprodução)
- InterfaceNão adianta. Todos querem uma ótima interface. É a sua primeira forma de contato com o aparelho, então precisa ser bonita e funcional. No roteiro de melhorias, novas caras para o Gmail, Market, Email e Agendajá foram reveladas (assim como a estreia do Google Music). Além disso, deve vir um novo launcher semelhante ao do Honeycomb, com soluções mais aprimoradas na organização e hierarquia entre widgets, atalhos e apps. O Ice Cream Sandwich (ICS) deve receber também o painel multitarefa.
- Otimização de hardware
Todos que usam smartphones Android adorariam receber essa notícia: "Nova versão do Android roda em qualquer celular já lançado com o sistema, basta atualizá-lo".
Esta é uma expectativa honesta do consumidor que dificilmente será contemplada: diversos fabricantes usam diversos tipos de configuração, processador e memória. Apresentar soluções para cada uma das combinações possíveis é bastante difícil. O que há de oficial sobre isso é a declaração do Google de que todo aparelho com Gingerbread será capaz de rodar o ICS. Mike Claren, um dos desenvolvedores do Google, declarou que o objetivo é criar um "SO que rode em todos os lugares".
- Mais rápido
Como o Android precisa se adaptar a dezenas de hardwares diferentes, em alguns ele é muito rápido, em outros, muito lento. O grande desafio, e uma das maiores expectativas, é ver cumprida a promessa de que o Ice Cream Sandwich será até 1.8x mais rápido que o Honeycomb. Ele terá o recurso de gerenciador de tarefas do Honeycomb para que você possa encerrar aquelas tarefas que estão consumindo muita memória.


-Integração smartphone/tablet

A grande crítica que se fez às versões do Android até aqui foram direcionadas a integração mal resolvida entre tablets e celulares do sistema. Sabe-se que o Android 4.0 terá um kit de desenvolvimento mais amigável, favorecendo o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, tanto para smartphones quanto para tablets.
- Reconhecimento facial e 3D
O ICS terá suporte nativo a estes dois recursos. Você poderá vincular a sua face a interface de destravamento do celular ou tablet.
- USB On to Go
Lembram da amarga saraivada de críticas do iPad quando apareceu no mercado sem porta USB? Os tablets Android 4.0 não correm este risco. O sistema dá total suporte para você espetar qualquer acessório no USB; desde mouse a teclados de PC da sala à joysticks para o pessoal com perfil mais gamer.
Sony Ericsson Xperia Play 4G (Foto: Divulgação)Aparelhos como o Sony Ericsson Xperia Play poderão
receber o novo Ice Cream Sandwich (Foto:
Divulgação)
- Desenvolvimento amigável
Há quem se queixe de que desenvolver para Android é difícil. O Google promete que o SDK do novo Ice Cream Sandwich será mais prático, amigável e eficiente que os anteriores.
- Suporte e atualizações
O Google promete 18 meses de atualizações e suportes para os dispositivos que vierem com o Ice Cream Sandwich. Por isso é importante começar bem para não ficar correndo atrás do tempo perdido (e do iOS 5, ao longo do tempo). Além disso, o Google trabalhou em um conceito de interface plenamente customizável, sem que seja necessário alterar o coração do sistema. Se o Core do sistema for igual para todo mundo, as atualizações podem ser disponibilizadas com muito mais rapidez.
- Código aberto
Android é, à grosso modo, uma distribuição Linux como o Ubuntu. Isso equivale a dizer que você é livre para alterar o sistema como bem entender. Este detalhe é um alento para aqueles donos de aparelhos que não receberão o ICS oficialmente. Sempre haverá um mod confiável por aí para você instalar.
E você? O que você espera do novo Android Ice Cream Sandwich? Compartilhe conosco nos comentários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Nós podemos melhorar!!!