Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 8 de outubro de 2011

Conheça 7 apps para ter uma vida mais saudável



Com tanto fast food sobrando e tanto tempo faltando, fica difícil adquirir hábitos saudáveis. Pode parecer mais simples recorrer às comidas mais rápidas e se esquecer da importância de praticar exercícios físicos.
Nesses casos, talvez um pouco de organização ajude a retomar (ou começar a ter) uma rotina mais saudável. Aplicativos que rastreiam seu consumo calórico e incentivam a prática de atividades físicas podem ser aquele estímulo que faltava para o dono de smartphones dedicar um tempo à sua saúde.

Apps para emagrecer ou para ajudar em treinamentos físicos não faltam na App Store nem no Android Market. A gente testou alguns variados. A maioria gratuita e a maioria com suporte para um website, também. Afinal, smartphones são ótimos para mobilidade, mas para visualizar o seu progresso, a melhor coisa é ver na tela de um computador – e no espelho.

Target Weight


Target Weight é um aplicativo gratuito para iPhone que serve para acompanhamento do seu peso. O design do app é muito bonito e fácil de usar, com todas informações facilmente acessíveis. O usuário coloca seus dados, como altura, peso atual e até uma foto e depois coloca seu peso ideal. Baseado nisso, o app oferece a possibilidade de uma perda “saudável” (0,25kg por semana), “típica” (0,5kg por semana) ou agressiva (1kg por semana). Assim, ele calcula a data em que você deve alcançar esse peso. Você também pode colocar uma data específica.
O usuário pode escolher seu “target weight” ou peso meta usando um gráfico simples e legal de índice de massa corporal. Basta carregar o target para a faixa saudável e escolher o peso nessa área. O app avisa quantos quilos se precisa perder para chegar no ponto específico. Outra coisa legal é o gráfico de perda de peso, que oferece estatísticas como média de quilos perdidos por semana, pesos máximos e mínimos, quantos quilos faltam para se chegar à meta e, se você seguir a média de perda atual, quando chegara a esta meta.
O app conecta com gadgets como a balança Withings, oferece a possibilidade de exportar seus dados, editar o histórico ou deletar todos os dados. Para aqueles com maior apreço à privacidade, o aplicativo pode pedir uma senha antes de abrir. Por enquanto, ele existe só em inglês.

Libra

Libra é um aplicativo gratuito para Android que serve para monitorar seu peso. O app tem um visual bastante profissional, mas poderia ser mais limpo: há informações demais em  uma mesma tela. Ainda assim, ele aceita entrada de  seus dados, calcula seu IMC e avisa qual a sua taxa ideal de IMC – a partir daí calcula seu peso ideal.
Com o peso ideal, é possível fazer uma estimativa de quanto tempo levará para alcançá-lo. Daí, o app te mostra quantas calorias podem ser consumidas diariamente. A lista de database é bastante completa e dá para ver quantos quilos você perdeu e qual a tendência a cada dia.  Há uma página com o plano da dieta que mostra a data de início, com o peso inicial, quantos quilos por semana se pretende perder, quantas calorias a menos por dia para alcançar isso e o resultado final planejado.
Libra sincroniza com a balança Withings e compartilha o gráfico de acompanhamento de peso por email, mms, Facebook, Twitter e outras redes. Há também a possibilidade de importanção ou exportação para Excel. O app oferece um Widget bem bonito, também.

Habit Forge

Habit Forge é um site que parte do pressuposto de que, uma vez completados 21 dias de um certo hábito, ele se torna permanente. Ou seja, se você ficar 21 dias seguidos fazendo exercícios ou sem comer chocolate, por exemplo, essa prática vai se tornar um costume na sua vida.
O site, então, deixa você escolher um hábito que quer deixar de ter (ou que quer passar a praticar), a versão paga deixa o usuário escolher mais de um hábito. A partir dessa escolha, você passa a receber emails diários te perguntando se no dia anterior você cumpriu sua meta. É uma maneira simples de praticamente intimar o usuário a seguir aquilo que ele mesmo propôs.
Uma ferramenta interessante é a possibilidade de se “autopunir” caso a meta (ou uma parcela dela) não seja alcançada. O site permite que o usuário escolha de antemão uma punição financeira. É possível apostar com um amigo (que receberá um email confirmando a aposta), doar dinheiro para uma caridade (desde Cruz Vermelha até partidos políticos norteamericanos) ou doar dinheiro aleatoriamente para algum membro apoiador (que usa a versão paga) do site.
O pagamento não é cobrado pelo site, ele pode ser feito através de cheques ou pelo PayPal. De acordo com o Habit Forge, eles não conferem se o usuário cumpriu sua promessa, fica tudo no “sistema de honra”. E funciona. Poucas pessoas têm coragem de ficar devendo para a Associação do Câncer, por exemplo.
Dá para acompanhar seu progresso diretamente no site e compartilhar um link com amigos para que eles vejam, também. Por enquanto, o Habit Forge está só em inglês.

RunKeeper

RunKeeper é um aplicativo que rastreia as suas atividades para facilitar o acompanhamento das atividades físicas. Usando o GPS do seu smartphone, ele automaticamente registra suas corridas. É possível logar uma série de outras atividades manualmente, também.
Com uma interface fácil de usar, ele acompanha todos os detalhes do seu exercício e, uma vez que a atividade esteja completada, sincroniza automaticamente com o site. O runkeeper.com cria uma rede social de esportistas onde o usuário pode encontrar outras pessoas que treinam e receber incentivo de amigos. É possível, também, compartilhar seu progresso através de Twitter e Facebook.
O app tem integração com o player nativo de músicas – assim é possível ouvir músicas enquanto ele rastreia sua corrida. Há opção de receber incentivos (em inglês) durante a corrida. O aplicativo também sincroniza com monitores de batimento cardíaco.
No site, o usuário pode acompanhar boletins de sua performance, com tendências, progresso e análises detalhadas; além de acompanhamento de peso e gordura corporal. Pelo site, fica fácil criar rotas pré definidas e montar times de amigos que acompanham seu desempenho e contra quem você pode competir em corridas e progresso. Os times podem ser montados com usuários desconhecidos do site ou a partir de pessoas que você conhece, como contatos do Facebook e Google. Ao colocar sua localização, surge a possibilidade de adicionar pessoas que estejam próximas.
O uso do site é gratuito, mas ele oferece aulas de fitness. Para quem está treinando para uma corrida ou uma competição – ou até mesmo para quem está começando a praticar atividades físicas, essas aulas são bastante interessantes. Entretanto, elas são pagas. O site e os aplicativos – assim como as notificações – são todos em inglês.

Lose It!

Lose It! é um aplicativo e site para acompanhamento das calorias e de peso. O usuário cria um objetivo de perda (ou ganho) de peso e pode escolher um plano de perda de até 2 quilos semanais. Aí o app traça um gasto calórico médio diário para que esse objetivo seja alcançado.
Diariamente, você é estimulado a registrar as comidas que consumiu (Lose It! tem diversas comidas já cadastradas e que podem ser buscadas por restaurante, mas é possível cadastrar mais manualmente) e os exercícios físicos que fez. Dessa maneira, é possível fazer um balanço de quantas calorias foram consumidas no dia e o usuário pode controlar isso para alcançar seu objetivo. Lose It! Dá uma data base para quando, se perder o que foi estipulado, o usuário alcançará seu peso meta – essa data pode mudar conforme a quantidade de peso perdida/ganhada semanalmente. A ideia é logar seu peso pelo menos uma ou duas vezes por semana, para que o site possa fazer esse cálculo.
Lose It! é uma comunidade – uma rede social. E funciona a partir do pressuposto de que alcançar uma meta se torna mais fácil com o apoio de outras pessoas. Conforme vai conquistando coisas – perda de x quilos, fazer exercício com assiduidade etc – o usuário ganha selos, que também servem como forma de estímulo. O app sincroniza com uma série de gadgets como a balança Withings e o rastreador de atividades físicas Fitbit.
Há murais e fórums onde o usuário pode buscar apoio. Além disso, a tab “motivadores” permite que se regule alarmes caso você se esqueça de logar suas refeições. Outros motivadores são a possibilidade de compartilhar sua performance no Twitter e Facebook e um boletim diário com dados específicos do dia anterior. Tudo extremamente customizável.
A aba “goals” mostra um gráfico com a alteração de peso, dá a possibilidade de se colocar o peso do dia e acesso aos detalhes do plano. O app e o site são muito bons, têm interfaces bonitas e fáceis de usar. Entretanto, são todos em inglês e algumas das medidas – como a de peso! – são americanas. Além disso, o app para iPhone não está disponível na App Store brasileira e, apesar de ser gratuito, só poderá ser baixado por quem tem conta na loja norte-americana.

Two Hundred SitUps

Two Hundred Situps é um aplicativo para iPhone e Android que monta um treinamento com base no seu atual nível físico com o objetivo de, ao final de seu uso, você consiga fazer 200 abdnominais consecutivas. O app traz imagens do tipo de abnominal que promove e uma série de dicas sobre como fazer as abdnominais de maneira saudável. O objetivo não é emagrecer, mas sim melhorar sua força, fitness e saúde geral.
O programa dura seis semanas e consiste em exercícios três vezes por semana. Cada sessão dura em média dez minutos e traz cinco sessões com repetições variadas de acordo com a semana que você está e com seu nível físico prévio. Periodicamente, o app te pede para fazer testes – fazer o máximo que conseguir.
Two Hundred Situps oferece gráficos de performance, dicas semanais de saúde e fitness e notificações nos dias e horários que você escolheu fazer os exercícios. O app em si é bem fácil de usar, com uma interface que não é das mais lindas, mas que é bastante clean e intuitiva.

My Fitness Pal

My Fitness Pal é um app para Android, iPhone e um site que ajuda a perder peso e adquirir hábitos mais saudáveis. Ele possui um contador de calorias bastante fácil de usar – com centenas de refeições já no seu banco de dados. Com uma interface bonita, é simples registrar as atividades físicas que você fizer.
O aplicativo e o site oferecem uma aba onde é possível registrar e acompanhar seu progresso; além de logar o seu peso e outras informações de fitness. O mais importante do My Fitness Pal talvez seja sua função de rede social. De acordo com as informações do site, é possível emagrecer até três vezes mais se você tiver amigos nessa rede. Não é tão difícil de imaginar como: seus amigos no My Fitness Pal podem seguir seus updates, comentar a cada atividade sua e te dar aquele incentivo quando for necessário. No site é possível até montar um blog.
O My Fitness Pal possui uma série de outras ferramentas, como receitas de refeições saudáveis, diversas calculadoras (como de índice de massa corporal), selos de perda de peso e até maneiras de calcular seu batimento cardíaco ideal durante exercícios. Os aplicativos sincronizam via nuvem com o site, o que também é muito útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Nós podemos melhorar!!!